Blog

Todo excesso esconde uma falta

31 de dezembro de 2017

Eu passei alguns dias na praia e, como estava chovendo, não tinha muito o que fazer. Era sentar debaixo de um guarda-sol e ficar observando as pessoas andarem para lá e para cá na beira do mar.

Nesse exercício de ficar sem pensar em nada e apenas observar o movimento, eu fiquei surpresa em ver que, grosseiramente falando, 9 em cada 10 pessoas que passavam estavam com um corpo desproporcional, caracterizado principalmente pelo excesso de peso.

Porém um corpo em desarmonia é apenas a evidencia mais fácil de se ver. Complexo mesmo é conseguir enxergar o desequilíbrio interno, mesmo em corpos aparentemente saudáveis.

Nisso eu me lembrei de uma frase que diz: todo excesso esconde uma falta. Nessa minha análise simplória, o corpo é apenas o reflexo do que se passa do lado de dentro, uma forma de compensar algo que internamente não está legal, que pode estar relacionado a problemas de saúde física ou emocional, ou apenas uma forma de preencher um vazio.

Sempre sentiremos falta de alguma coisa em determinado momento da vida, seja falta de companhia, de dinheiro, de saúde, de amor, de compaixão, de tempo, de ocupação. 

Assim, com essa reflexão de quiosque de praia, eu chego à conclusão do que eu desejo para 2018: que consigamos encontrar nosso equilíbrio, sem ignorar nossas faltas, sem compensa-las com aquilo que não nos preenche de verdade.

Que sejamos simplesmente capazes de olhar para dentro e entendermos o que precisa de fato ser realizado para que possamos ter uma vida plena e em paz, por mais difícil que seja esse caminho.

Que assim seja! 

Outras postagens

Como não transformar o Home Office em Hell Office

12 dias da quarentena se passaram. Entre as discussões se o período de distanciamento social deveria ser horizontal, vertical,...

Marina Fusco Piccini AgroSchool

Eu só sei que nada sei…. e está tudo bem!

Há 4 anos eu estava contratando uma babá para cuidar do meu filho. Era uma quinta-feira após o Carnaval,...

Velhos hábitos não fazem um ano novo

Última semana de Dezembro. Últimos dias do ano. Último ano de uma década. A sensação é sempre a mesma,...

Se você pode sonhar, você pode realizar*.

Tenho acompanhado com muita alegria as publicações do grupo Gaia sobre a viagem à Disney em comemoração aos seus...

Para manter o equilíbrio é preciso se manter em movimento

Ano passado eu fiz minha reflexão de final de ano tendo uma palavra em mente: equilíbrio. E essa palavra...