Marina Piccini

TUDO é Agro. Agronegócio é meu MUNDO!

Até 2003, a única coisa que eu sabia sobre agronegócio é que esse mercado representava algo importante na nossa economia. A experiência mais próxima que tive foi plantar feijão no copinho com algodão em um trabalho da escola quando era criança. Nunca tinha pensado em trabalhar com isso. Nunca.

Me formei em Administração de Empresas pela UEL e com MBA em Comércio Exterior e Relações Internacionais pela FGV. A oportunidade para trabalhar nesse mercado apareceu quando eu ainda estava na faculdade. Agarrei com unhas e dentes e bem ciente de que seria um longo caminho de aprendizado.

De grão em grão…

Tem algo bacana pra saber sobre mim. Sou uma mulher forte, curiosa e muito, muito dedicada. No meu primeiro emprego, coloquei uma meta: em cada reunião que eu participasse queria aprender um termo e um conceito do mercado agro. Assim, de reunião em reunião, fui ampliando meus conhecimentos. A prática do dia a dia também foi uma grande escola. E como sempre fui daquelas pessoas questionadoras, o que eu não sabia na época, eu perguntava.

E foi assim que tudo começou em 2004, com a minha entrada em uma multinacional que fabrica defensivos agrícolas. Comecei em uma área de gestão da qualidade (que cuida das certificações, como ISO 9001) e, depois, fui trabalhar com operações financeiras estruturadas (as operações de Barter).

E as experiências
se multiplicaram

Depois dessa empresa, trabalhei em duas corretoras de mercado futuro (como se fosse corretora de valores que negociam ações, mas nessas que trabalhei negociam também contratos futuros que são voltados para o mercado de agronegócio), em outra multinacional americana também de defensivos e, por último, vim à Uberlândia para trabalhar em uma trading (empresa que compra e vende commodities, como soja e milho).

Descobri nessa fase que o agronegócio parece simples, mas está longe de ser simples. Descobri também que há um problema enorme de comunicação nesse mercado, justamente por não ser simples. Há uma grande sopa de letrinhas no agronegócio.

Uma pausa em 2015

Depois de uma longa jornada de aprendizado, que durou onze anos, resolvi desacelerar. Decidi realizar um período sabático quando meu filho nasceu, o Raul. Optei por não retomar minhas atividades na empresa que trabalhava ao término da minha licença-maternidade. Mesmo assumindo uma nova área, mesmo com aumento de salário, mesmo com perspectivas de crescimento no curto prazo. Nada disso me fez abrir mão da escolha que tinha feito: a de viver intensamente aquele momento, de mudar novamente o rumo da minha vida. No entanto, isso não quer dizer que tenha sido uma decisão fácil.
Mas, muitas vezes, precisamos de uma pausa para saber que caminhos seguir. Foi nessa fase também que, vasculhando pela internet, percebi que todo conteúdo sobre agronegócio era extremamente técnico. Nessa fase, eu já dominava todos os conceitos e pensei: por que não ajudar as pessoas através de uma comunicação mais clara? Por que não investir em um negócio que eu acredito? Foi aí que entendi o que realmente queria fazer. Mas tive que passar por todas as experiências que passei para chegar até aqui. Tudo na vida é uma construção!

Nasce a AgroSchool

Nasce assim a AgroSchool no YouTube. O canal deu certo e comecei a conversar e conhecer pessoas do Brasil todo. Entendi que meu propósito ia muito além do canal, eu estava pronta para dar vida a uma empresa que ajudasse as pessoas a entender o agronegócio de forma descomplicada e, principalmente, a entender sobre finanças no agro. Era a hora de voar solo.

Em 2018, lancei meu primeiro curso: Barter na Prática. Em 2019, nasceu Finanças Inteligentes em Agronegócio. Paralelo a isso, comecei a usar minha experiência de anos e anos de prática para ajudar todas as pessoas que trabalham com agro: empresários, produtores, startups. Além dos cursos, dou palestras, consultorias e treinamentos. Também forneço muito conteúdo gratuito por aqui.

 

Minha paixão

O agronegócio é minha paixão, meu segundo filho, meu mundo. O que me move a criar conteúdo é fazer esse universo andar de forma acessível e que te faça prosperar. Sim, prosperar! Hoje, eu ajudo você a entender o seu negócio e construir jornadas inteligentes. Isso só é possível quando a gente busca conhecimento e entende o mercado que estamos inseridos.

Criei esse site porque ele é democrático. Não importa em que área do agro você trabalhe, aqui, você encontra algum tipo de conteúdo para te ajudar. Eu realmente espero poder contribuir com a sua jornada. E, se precisar falar comigo, não hesite em me chamar. Estou aqui para descomplicar a sua vida 😉

Será que você realmente entende tudo sobre Agronegócio?