CURSO ONLINE 

Rentabilidade no Agronegócio

Mais Lucro por Hectare

Produtor: a rentabilidade do negócio tem recebido a mesma atenção que a produtividade agropecuária?

Os produtores rurais sabem muito bem como é lidar com o agronegócio, esta indústria a céu aberto.

Sabemos que o avanço da tecnologia tem sido fundamental para o aumento da produtividade por área plantada. No entanto, percebemos que quando o tema é rentabilidade ainda há muitas dúvidas para serem respondidas.

Pensando nisso, desenvolvemos este curso para auxiliar o produtor a avaliar a melhor forma de aumentar a rentabilidade da sua atividade rural por hectare.

O curso une teoria e prática que vão te ensinar ferramentas e estratégias para colocar em prática no seu dia a dia.

Carga Horária de 15 horas

Duração de 05 Semanas

5 Módulos de 3 Horas Cada

2 Aulas Ao Vivo por Semana de 90 min Cada

Plataforma EAD (Hotmart) com Acesso e Senha Individuais

As Aulas ficarão Gravadas e Disponibilizadas na Plataforma

Aulas Disponíveis na Plataforma por 6 Meses

Ambiente de Interação entre Alunos e Professores

Certificação em Curso Livre pela AgroSchool

Aulas às Segundas e Quartas das 19 às 20:30

Importante: Este produto não garante a obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho de uma estratégia não deve ser interpretada como uma garantia de resultados

Matrículas Encerradas para a Turma 1

Cadastre seu email para ser informado quando abrirmos uma nova turma!

Certificação

O Curso livre de Rentabilidade no Agronegócio atende às determinações do Decreto Presidencial nº 5.154, de 23 de Julho de 2004.

A certificação será expedida pela AgroSchool.

Público-Alvo

Produtores rurais e sucessores, gestores administrativos e financeiros de propriedades rurais, contadores, escritórios de planejamento rural e estudantes que busquem conhecimento nas áreas de planejamento e finanças no agronegócio.

Metodologia

Corpo docente multidisciplinar, expondo conceitos, experiências práticas e ferramentas a serem utilizadas tanto como diagnóstico, quanto para o planejamento das atividades de gestão.

Coordenação

Marina Fusco Piccini

MBA em Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fundadora da AgroSchool, atua no agronegócio desde 2003 e trabalhou em multinacionais, corretoras de mercado futuro e trading, nas áreas de Inteligência de Mercado, Planejamento Estratégico e Comercial, Gestão de Riscos e Comercialização. Fundadora da AgroSchool com o intuito de compartilhar informações sobre o agro através de uma linguagem simples, fácil e bem objetiva.

José Octávio Corral

MBA em Finanças (FGV) e em Agronegócios (ESALQ/USP). Graduado em engenharia Civil (USP). 

Mais de 10 anos de carreira desenvolvida em diversos setores, como: consultoria, imobiliário, startup, agronegócios, e trabalhou em empresas do grupo 3G

Sócio fundador da Creditares, uma agfintech com objetivo de revolucionar o crédito rural.

Ementa

MÓDULO 1 - AGRO, A INDÚSTRIA A CÉU ABERTO E OS RISCOS QUE INTERFEREM NO NEGÓCIO

Compreender que o nosso setor está sujeito à interferência de diferentes riscos é um primeiro passo para a gestão eficiente do negócio:

  • Como é formada a cadeia do agronegócio?
  • O que são Riscos? Quais são os Riscos que afetam o agronegócio? Como fazer uma gestão eficiente de Riscos?

Prof. Daniel Latorraca

Profª. Marina Fusco Piccini

MÓDULO 2 - DENTRO DA PORTEIRA: VOCÊ CONHECE OS NÚMEROS DO SEU NEGÓCIO?

Para pensarmos em rentabilidade, primeiro é preciso ter muito claro os números relacionados ao resultado operacional da atividade rural. Para isso iremos passar pelos seguintes aspectos:

  • Os mitos nas apurações de custo de operação;
  • Depreciação e Custo oportunidade da terra deve ser computada na custo de produção?
  • O que é lucro e por que é importante gerá-lo.

Ferramentas: Estrutura de custo de produção resumida – evolução histórica vertical-horizontal

Prof. Mauro Osaki

MÓDULO 3 - GESTÃO FINANCEIRA: COMO UTILIZAR OS RECURSOS DE FORMA ESTRATÉGICA?

Entendida a forma como a empresa gera lucro, é preciso compreender o que fazer com este resultado. Neste módulo veremos que a rentabilidade está associada com a forma estratégica de utilização destes recursos, bem como o giro dado a este capital para tornar o negócio financeiramente saudável:

  • Gestão de caixa e sua relação com capital de giro, investimentos e endividamento;
  • Impactos na concessão de crédito.

Ferramentas:

  • Checkup financeiro;
  • Modelo Dupont: a gestão do giro do capital e da rentabilidade turbinando o retorno.

Prof. Antonio Carlos Ortiz

MÓDULO 4 - TRILHANDO O CAMINHO DA RENTABILIDADE: PASSANDO PELO FINANCIAMENTO ATÉ A COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO

Mudanças recentes, como a nova lei do agro (13.986/20 “MP do Agro”), a expansão das fintechs, comercialização através de aplicativos estão fazendo com que o produtor rural reveja sua forma de contratação de financiamentos, de compra de insumos e de comercialização da safra:

Prof. David Telio: Fontes de financiamento (público, bancário, comercial, mercado de capitais)

Prof. Marcos Araújo: Formas de comercialização (derivativos, venda antecipada, Barter).

MÓDULO 5 - COMO TOMAR AS MELHORES DECISÕES PARA MELHORAR A RENTABILIDADE DO NEGÓCIO?

Visto tudo isso, como o produtor pode incorporar estas mudanças no seu dia a dia para que ele melhore a rentabilidade do seu negócio?

Prof. José Octávio Corral: Matriz de decisão resumindo linhas públicas e privadas x enquadramento do produtor;

Prof. Antonio Carlos Ortiz: Governança e Bancabilidade: como melhorar a forma como os bancos veem você.

Corpo Docente

ANTÔNIO CARLOS ORTIZ

Título de Masters’ of Science em Economia Agrícola por Purdue University e de Agronomia pela Universidade de São Paulo. Teve especialização em gestão pelo IMD, Institute of Management Development, na Suíça e treinamentos na London Business School, University of Texas em Austin, Tias Nimbus University, na Holanda. Atuou por 11 anos em gestão agrícola e 25 anos em banking agrícola (Rabobank e Itaú BBA).

DANIEL LATORRACA

Economista, com MBA em Agronegócio pela ESALQ-USP. Atualmente, está como superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – IMEA, onde atua há 11 anos. Foi co-fundador e head de um dos primeiros hub de inovação para agronegócio no Brasil, o Agrihub. Além do Agrihub, teve atuação em grandes projetos em Mato Grosso, que visam o melhoramento do ambiente de negócios e o fomento de novos mercados agro no Estado.

DAVID MARCO TELIO

Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela Dom Cabral. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu. Atuação nas áreas de Trading Finance e Gestão de Riscos de Crédito em Bancos Internacionais e na posição de Executivo nas empresas Case, Novartis, Syngenta, FMC, Nufarm. Diretor Executivo da CCAB.

JOSÉ OCTÁVIO CORRAL

MBA em Finanças (FGV) e em Agronegócios (ESALQ/USP). Graduado em engenharia Civil (USP). Mais de 10 anos de carreira desenvolvida em diversos setores, como: consultoria, imobiliário, startup, agronegócios, e trabalhou em empresas do grupo 3G

MARCOS ARAÚJO

Formado em Agronomia pela UNIDERP – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Campo Grande/MS. MBA em Gestão do Agronegócio pela UFPR – Curitiba/PR. Atuou como Trader Internacional pela Lansing Trade Group – Overland Park / KS / EUA. Autor do Livro: O Segredo do Grão – O Comércio de Commodities Agrícolas.

MARINA FUSCO PICCINI

MBA em Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fundadora da AgroSchool, atua no agronegócio desde 2003 e trabalhou em multinacionais, corretoras de mercado futuro e trading, nas áreas de Inteligência de Mercado, Planejamento Estratégico e Comercial, Gestão de Riscos e Comercialização.

MAURO OSAKI

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSCar, Mestre em Ciência Econômica Aplicada pela ESALQ-USP e Engenheiro Agrônomo pela UFPR. Técnico Especialista Superior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ-USP e pesquisador do CEPEA/ESALQ, concentrando os estudos na área de pesquisa de gestão de propriedade rural e análise do panorama de mercado do setor de grãos e fertilizantes. Membro do Agribenchmark Cash Crop apoiada pelo instituto Johann Heinrich von Thünen-Institut (vTI) da Alemanha.

INVESTIMENTO

R$ 1.200,00 à vista

Parcelado em até 12 x R$ 116,91 no cartão*

Pagamento através de Cartão de Crédito, Boleto Bancário, Débito Bancário, PayPal, entre outras.

* Acrescido de taxa de juros cobrada pela plataforma

Contato

5 + 4 =