CURSO ONLINE

Pós-Graduação em Direito & Economia dos Sistemas Agroindustriais

Realização

O programa do curso busca combinar Direito & Economia, na integração de institutos e matérias contratuais, societárias, tributárias, de proteção industrial e tutela ambiental, bem como gestão, finanças, seguro e governança corporativa. 

A necessidade de capacitação nas questões jurídicas relacionadas aos agronegócios, impõe ao profissional uma competência multidicisplinar, com visão estratégica e adaptada às peculiaridades dos sistemas de produção.

A pós-graduação latu sensu em Direito & Economia dos Sistemas Agroindustriais busca desenvolver esse conhecimento e técnica para a análise do complexo de normas que permeiam o ambiente de trabalho no setor e os desafios de mercado no atual estágio de desenvolvimento do agronegócio.

Carga Horária de 400 horas

Duração de 12 Meses

7 Módulos Rotativos

Aulas às Terças e Quintas, das 19 às 21:45 (15 min de intervalo)

Plataforma EAD (Blackboard) com Acesso e Senha Individuais

As Aulas ficarão Gravadas e Disponibilizadas na Plataforma

Ambiente de Interação entre Alunos e Professores

Atividade Prática (Visitas Técnicas coordenadas pelo CNA)

Orientação Metodológica para a Produção de Artigo

MATRÍCULAS ENCERRADAS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PARA PARTICIPAR DA LISTA DE ESPERA DA PRÓXIMA TURMA, OU DOS MÓDULOS INDIVIDUAIS, CADASTRE-SE CONOSCO QUE ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Certificação

O Curso de Especialização latu sensu em Direito & Economia dos Sistemas Agroindustriais atende às determinações da Resolução n. 1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior.

A certificação será expedida pela Faculdade CNA, por meio do Convênio firmado entre a instituição de ensino e o IBDA – Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio.

Público-Alvo

Executivos, advogados, assessores e corpo geral de departamentos jurídicos, da área financeira e de controladoria, profissionais da agroindústria, de Instituições Financeiras, Cooperativas e Trading Companies.

Metodologia

Estudo da doutrina e legislação aplicáveis à prática, através de estudos de caso e análise jurisprudencial. A experiência prática do corpo docente forma um ambiente reflexivo e multidisciplinar. Visão ampla e assertiva dos desafios e oportunidades do mercado jurídico e econômico do agronegócio.

Avaliação

Certificado de conclusão de curso emitido pela Faculdade CNA. Será aprovado o estudante que obtiver aproveitamento igual ou superior a 7,5 (sete e meio), em uma escala de 0 a 10 (zero a dez), resultante do processo de avaliação, realizado todos os módulos do curso e mediante a entrega do artigo científico.

Coordenação

Renato Buranello

Doutor e Mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É coordenador acadêmico do IBDA. É sócio do Vaz, Buranello, Shingaki & Oioli Advogados. Atua em Direito Contratual, Seguros e Direito do Mercado Financeiro e de Capitais. Professor do Insper e do Instituto Educacional B3. Diretor da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG). Membro da Câmara de Crédito, Comercialização e Seguros do Ministério da Agricultura (Mapa) e Membro do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp (COSAG).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8792816422955022

Marina Fusco Piccini

MBA em Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fundadora da AgroSchool, atua no agronegócio desde 2003 e trabalhou em multinacionais, corretoras de mercado futuro e trading, nas áreas de Inteligência de Mercado, Planejamento Estratégico e Comercial, Gestão de Riscos e Comercialização. Fundadora da AgroSchool com o intuito de compartilhar informações sobre o agro através de uma linguagem simples, fácil e bem objetiva.

Ementa

MÓDULO 1. Desenvolvimento dos Sistemas Agroindustriais

Direito e Economia dos Sistemas Agroindustriais

Economia das Organizações Teoria dos Custos de Transação. Law & Economics. Organização dos fatores de produção e o novo perfil da empresa. Macrotendências. Produtos e cadeia  de valor. Vantagens competitivas. Elasticidade da demanda e lei das  paridades. Custos de  oportunidade. Análise Econômica dos Contratos. Relação por Modelos de negócios dos setores  horizontalmente integrados. Gestão Estratégica no Agronegócio.

Constituição Econômica

Principios constitucionais como diretriz do sistema jurídico. Direito Público e Privado. Regimes Jurídicos da Ordem Econômica. Intervenção do Domínio Econômico. Expansão do Direito Público e da Constituição sobre o Direito Privado. Interpretação Constitucional. Funções do Estado. Desenvolvimento e crescimento econômico. Concepção jurídica do desenvolvimento e planejamento agrícola.

Políticas Públicas e Processo Legislativo

Construção de Políticas Públicas para o Agronegócio. Política de Estado e de Governo. Formação das Leis e Processo Político. Direito Econômico na concretização dos incentivos Lei de Liberdade Econômica. Princípios da análise do direito e economia. Análise de Impacto Regulatório (AIR). Teoria da Segurança Jurídica. Linguagem aberta dos textos jurídicos. Determinação constitucional e economicamente impositiva. Estabelecimento de marcos regulatórios que proporcione segurança jurídica para o setor.

Governança Corporativa e Compliance Empresarial

Governança Corporativa para pequenas, médias e grandes empresas da cadeia agroindustrial. Noções Gerais de Compliance com parado. Gestão de Compliance. Responsabilidade da Pessoa Jurídica e Física. Programas anticorrupção. Estudo de caso.

Professores

Prof. Bruno César Lorencini

Prof. Grace Ladeira Garbaccio

Prof. Helder Rebouças

Prof. Marcelo Martinho Pedro

Prof. Marcos Fava Neves

Prof. Renato Buranello

Prof. Rudy Ferraz

MÓDULO 2. Agro Global e Defesa Comercial

O Futuro é Agro 2020:2030

Fatores econômicos e reflexos na atividade agroindustrial. Eixos para o direcionamento de uma nova revolução agrícola. Saúde, Sanidade e Sustentabilidade (3S). Fundamentos e cenários agro em face da demanda global 2030. Ações governamentais e relaçãocom mercado.

Redes Normativas Globais. Contratos Relacionais. Relação de Consumo.

Direito Internacional Público e ambiente normativo financeiro e globalização. Sistema Financeiro Global. Resolução de disputas em um ambiente normativo harmonizado: desafios e realidade. Contratos de consumo. Produtos e Serviços. Publicidade. Fornecimento. Segurança Alimentar.

Comércio Internacional e Política Agrícola Comum

Estudo dos mercados agrícolas de exportação aliados aos conceitos de mercado internacional. Organização Mundial do Comércio e os princípios que regem o Direito Internacional. Barreiras tarifárias e não tarifárias. Características econômicas de acordos comerciais multilaterais, regionais e bilaterais.

Políticas Comerciais e Formação de Preços nas Cadeias Globais

Conceito de pricing e seus pilares. Estartégia, posicionamento e resultado sustentável a longo prazo. ROI. Operações Comerciais e modelos de negócios no fornecimento de insumos. Relação comercial e financeira. Estruturação de operações financeiras. Estudo de caso.

Professores

Profª. Adriana Dantas

Prof. Dan Kraft

Prof. David Marco Telio

Profª. Fátima Fagnani

Profª. Ivan Wedekin

Profª. Luciano Benetti Timm

Prof. Renato Buranello

MÓDULO 3. Meio Ambiente, Tecnologia e Concorrência

Política Nacional do Meio Ambiente e Agronegócio Brasileiro

Princípios e fontes do Direito Ambiental. Ordem Constitucional Ambiental. Sistema Nacional do Meio Ambiente. Poder de Polícia. Meio Ambiente Rural. Licenciamento Ambiental. Fauna, Flora, Poluição. Responsabilidade por danos ambientais. Multas Ambientais e áreas embargadas. Reserva Legal, Área de Preservação Permanente, Recursos Hídricos, Biodiversidade e Regularização Ambiental. Papel do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Sustentabilidade e Agenda das Mudanças Climáticas

Instrumentos internacionais de proteção ao meio ambiente, responsabilidades e obrigações do agronegócio brasileiro. Estudo do Acordo de Paris e dos NDCS assumidos pelo Brasil. O papel do agronegócio brasileiro para a agenda 2030. Função Social da propriedade rural. Legislação florestal e o direito comparado. Conceito de Sustentabilidade. Títulos Verdes. Due Diligencie ambiental.

Pesquisa e Biotecnologia

Tecnologia, Inovação e Crescimento. Propriedade Intelectual, Propriedade Industrial e Direitos de Exclusivo. Patentes de commodities. Legislação de cultivares, requisitos legais de proteção, Lei de Biossegurança. Licenciamento e cobrança de royalties em produção de sementes. O projeto de Lei 6.299/2002.

Tecnologia e Concorrência

Controle de estruturas e controle de condutas. Características do agronegócio que ensejam problemas concorrenciais. Impactos concorrenciais de formas típicas de integração no agronegócio: contratos de integração, contratos de barter e cooperativas. Condutas anticompetitivas no agronegócio. Tecnologia, inovação e Direito do Agronegócio. Agritechs e desafios à regulação jurídica. Inteligência artificial, internet das coisas e racionalização das cadeias de produção agroindustriais. Impactos da LGPD sobre o Direito do Agronegócio. Estudo de caso.

Professores

Profª. Ana Frazão

Prof. Angelo Costa Gurgel

Prof. Ângelo Prata de Carvalho

Profª. Marina Alves de Souza

Profª. Rafaela Parra

Profª. Samanta Pineda

MÓDULO 4. Contratos e Formas Associativas

Fundamentos da Teoria Geral dos Contratos

A autonomia privada e as fontes de direito contratual. Evolução história do contrato. Os contatos mercantis como categoria própria. Pressupostos do contrato. Elementos essenciais. Preparação e formação do contrato. Princípios e cláusulas gerais contratuais. Classificação dos contratos. Tipicidade contratual. Compra e venda.

Contratos no Agronegócio

Estatuto da Terra. Imóvel rural e estabelecimento. Teoria do Ciclo Biológico. Produção rural e Determinação de Origem Controlada. A atividade agrária: atividades principais e conexas. Afinidade multifuncional. Empoderamento dos produtores, riscos e desenvolvimento local. Contrato de arrendamento e parceria rural. Integração vertical.

Restrições à Aquisição da Propriedade Rural

Aquisição e arrendamento de propriedade imobiliária rural; Direito Comparado. Direito Econômico da Propriedade. O anteprojeto de leidos condomínios e consórcios. Fundamentação legal. Tipos de sociedade agrícola.

Cooperativas Agrícolas

Constituição de cooperativas agrícolas. Capital social. Associado. Direitos e Deveres. Estrutura funcional. Ato Cooperativo. Crise Econômica e Liquidação de cooperativas agrícolas. A judicialização da liquidação, hipóteses de cabimento e repercussões. Estudo de casos.

Professores

Prof. Albenir Querubini Gonçalves

Prof. Fernando Pellenz

Profa. Flávia Trentini

Prof. Francisco de Godoy Bueno

Prof. Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa

Prof. João Eduardo Queiroz

Prof. Luís Felipe Spinelli

Prof. Renato Buranello

MÓDULO 5. Finanças no Agronegócio

Contratos Futuros e Derivativos Agrícolas

Gestão de Risco. Tipos de risco, value at risk. Mercado a termo, Mercado futuro, função da bolsa, Participantes do mercado. Basis. Spreads. O foco das swap, futuro, termo e opções para US$. Futuro, termo e opções para commodities. Principais bolsas no mundo que operam as commodities agrícolas. Legislação Bacen e Receita Federal.

Sistema Financeiro Nacional

Estudo da estrutura do sistema financeiro nacional e seus órgãos reguladores. Conceituação de atividade privativa de instituição financeira e princípios que regem o Direito Bancário. Operações ativas e passivas de instituições financeiras. Dinâm ica e funcionamento do mercado de valores mobiliários com o alternativa ao mercado bancário. Open Banking e AgroFintechs. Conceito de valor mobiliário e princípios reguladores do mercado de capitais.

Financiamento Rural e Seguro Agrícola

Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR). Cédulas de Crédito Rural. Programas oficiais de financiamento. Instrumentos Financeiros comuns no Mercado de Crédito. Fundamentos do Mercado de Câmbio. Programa AGIR (Agro Gestão Integrada de Risco). Programa de Seguro Rural (PSR). Programa de Garantia da Atividade Rural (Proagro). Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC).

Sistema Privado de Financiamento

Estudo dos títulos de financiamento privado do agronegócio (CPR, CIR, CDCA, LCA, CDA/WA e CRA). Regime legal. Características gerais. Garantias. Patrimônio Rural em Afetação. Estruturação de operações de securitização via CRA e FIDC. Estudo de caso.

Professores

Prof. Antonio Aires

Prof. Celso Gamboa

Prof. Erik Oioli

Prof. José Alves Ribeiro

Profª. Marina Fusco Piccini

Prof. Pedro Loyola

Prof. Renato Buranello

Prof. Tiago Perez

Prof. Wilson Miceli

 

 

MÓDULO 6. Cadeias de Produção e Tributação

Economia da Cadeias Agroindustriais de Grãos e Sucroenergética

Estudo dos desafios da logística, tecnologia e financiamento. Custo de transação. Características do setor de grãos e melhores práticas. Características do setor sucroalcooleiro, formação de contratos e melhores práticas. Renovabio.

Economia das Cadeias Agroindustriais de Proteína Animal

Estudo dos desafios da logística, tecnologia e financiamento. Custo de transação. Características dos setor e melhores práticas. Modelos de negócio. Cria, Recria e Engorda. Confinamento. Integração Vertical. Formação de contratos e melhores práticas.

Tributação no Agronegócio

Conceitos Tributários, Princípios e Limitações Constitucionais ao Poder de Tributação. Análise dos principais tributos PIS/Cofins, ICMS, ISS, IOF, CSLL, IRPJ; imunidades, isenção, não-incidência, alíquota zero, incentivos fiscais. Contencioso Tributário: administrativo e judicial. Prática de Planejamento Tributário (Elisão x Evasão, Riscos e Recomendações aos Advogados e Executivos). Planejamento Patrimonial e Sucessório: doação, holding, fundos de investimento, estruturas offshore (Sociedade, Trust e Fundação).

Gestão no Agronegócio

Análise dos controles ao longo da cadeia de valor do agronegócio (insumos, produção agropecuária e agroindústria). Reconhecimento de processos de redução de perdas; Protocolo contábil e discussões. Identificação de problemas atuais. Coordenação de discussões a respeito da implantação de controles em diversas áreas nas organizações em diferentes etapas do processo produtivo. Estudo de caso.

Professores

Prof. André Pessôa

Prof. Fabio Calcini

Prof. Fernando Pimentel

Prof. Jeremiah O’Callghan

Prof. José Ronaldo V. Rezende

Prof. Mário Shingaki

Prof. Rogério Alessandre Castro

MÓDULO 7. Contencioso Agroindustrial

Regime Processual Brasileiro

Estudo do novo regime processual. Efetividade e Tutela Jurisdicional. Matérias constitucionais e judicialização no STF. Os princípios processuais na Constituição Federal. Os tipos de ação e procedimentos especiais. Execução. Medidas de urgência. A tutela contratual e de crédito no agronegócio.

A Arbitragem nas Soluções de Conflitos no Agronegócio

Arbitragem e o Direito brasileiro (público e privado). Tipos de arbitragem. A convenção de arbitragem e seus efeitos. A figura do árbitro, sua competência, obrigações e direitos. Procedimentos. As tutelas cautelares e de urgência. Carta arbitral e Sentença arbitral, Precedentes e Jurisprudência.

Relações de Trabalho no Campo

Fundamentos do Direito Individual do Trabalho. Formas de contratação. Jornadas. Direitos e Deveres mútuos. Formas de Rescisão do contrato de trabalho. Negociação. Fundamentos do Direito Coletivo do Trabalho e Poder Judiciário. Negociado e Legislado. Trabalho Rural. Riscos Socioambientais. NR 31.

Agronegócio e Crise Econômica

Ciclo da atividade econômica e crise. Recuperação de Empresas e Falência. Apresentação da Lei 11.101/2005. Sujeição: devedores e credores. Recuperação judicial e extrajudicial. Legitimação. Plano de recuperação. Garantias. RJ de Cerealistas, Agroindústrias e de Produtores Rurais. Falência. Estudo de casos.

Professores

Prof. Antônio Galvão Perez

Prof. Fernando Pellenz

Prof. Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa

Prof. Luís Felipe Spinelli

Profª. Rodrigo Otávio Baroni

Prof. Rudy Ferraz

Prof. Thiago Marinho Nunes

Corpo Docente

ADRIANA DANTAS

Doutora em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Visiting Scholar na Georgetown University. LLM em Direito Econômico pela LSE – The London School of Economics and Political Science.

ALBENIR QUERUBINI GONÇALVES

Mestre e Especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

ANA FRAZÃO

Doutora em Direito C omercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC -SP) e Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Direito Econômico e Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ex-Conselheira do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Professora de Direito Civil e Comercial da UnB.

ANDRÉ PESSÔA

Mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa/M G (UFV). Fundador e Sócio-Diretor do Grupo Agroconsult. Membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP e do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), além de Membro Titular da Câmara de Commodities Agrícolas da B3. Conselheiro Certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), por experiência. Foi Conselheiro da BBM (Bolsa Brasileira de Mercadorias), da AMATA S.A. e da AGRIFIRMA S.A. Conselheiro da SLC Agrícola e da Coplana Cooperativa Agroindustrial.

ÂNGELO COSTA GURGEL

PHD em Economia Aplicada e Graduação em Engenharia Agrícola, ambos pela Universidade Federal de Viçosa – MG . Visitant School no Departamento de Economia da Universidade do Colorado em Boulder. Pós-Doutoramento no Programa Conjunto MIT sobre Ciência e Política de Mudança Global.

ÂNGELO PRATA DE CARVALHO

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (UnB). Professor de Direito Civil e Comercial da Universidade de Brasília (UnB). Membro da Comissão de Direito do Agronegócio da OAB/DF.

ANTONIO AIRES

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. Trabalhou no Banco de Boston. Foi sócio do Demarest Advogados. Foi professor do curso de derivativos no Insper. Foi professor na FAAP. Participou com o palestrante em diversos eventos da USP e da FGV. Participação em eventos sobre direito bancário e de mercados de capitais na FEBRABAN e em Instituições Financeiras. Publicou diversos artigos em jornais e livros.

ANTÔNIO GALVÃO PEREZ

Doutor e Mestre em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Superior de Relações do Trabalho da FIESP. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Jr.

BRUNO CÉSAR LORENCINI

Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Direito Processual, Administrativo e Financeiro pela Universidade de Salamanca/Espanha. Pós-Doutorado (Visiting Scholar) na Columbia University em Nova Iorque,EUA. Juiz Federal do TRF da 3ª Região.

CELSO GAMBOA

Mestre em Finanças Corporativas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Foi Diretor de várias instituições financeiras na área de operações e crédito rural.

DAN KRAFT

Mestre em Direito Comercial pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorando em Direito (Governança de Bancos sem risco sistêmico nacional em países emergentes) na Universidade de Montréal, Canadá. Mestrado em Direito Econômico Internacional pela Queen Mary University of London, Reino Unido.

DAVID MARCO TELIO

Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela Dom Cabral. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu. Atuação nas áreas de Trading Finance e Gestão de Riscos de Crédito em Bancos Internacionais e na posição de Executivo nas empresas Case, Novartis, Syngenta, FMC, Nufarm. Diretor Executivo da CCAB.

ERIK OIOLI

Doutor e Mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP). MBA em Finanças pelo Insper eEspecialista em Regulação do Mercado Financeiro e de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professor e Chefe do Departamento de Direito Comercial do CEU/IICS e Professor do Insper.

FABIO PALLARETTI CALCINI

Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Direito Tributário e Internacional, Pós Doutorando em Direito Universidade de Coimbra, PT.

FÁTIMA FAGNANI

Especialista em Precificação, certificada pela PPS Professional Pricing Society, USA. MBA em Gestão Financeira e Atuarial pela FIPEC AFI/FEA – USP, Pós-Graduada em Gestão Financeira e Graduada em Administração de Empresas, ambos pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atuação na áreas de pricing e diversas áreas de finanças na Syngenta e na Fundação CESP.

FERNANDO PELLENZ

Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Visiting researcher na University of Missoury (Columbia MO). Pesquisador parceiro do Graduate Institute of Cooperative Leadership GICL, com sede na University of Missouri. Professor convidado do curso de Pós-Graduação em Agronegócio do I-UMA .

FERNANDO PIMENTEL

MBA Executivo pela F.D.C/Insead Associated School. Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras/MG, com especialização em Logística pelo IFIT, Liege, Mons e Louvan, Bélgica. Diretor Técnico da Sociedade Nacional da Agricultura e membro da Câmara de Crédito, Comercialização e Seguros do MAPA .

FLÁVIA TRENTINI

Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-Doutorado pela Scuola Superiore SantAnna di Studi Universitari e Perfezionamento (SSSUP), e Pós-Doutorado em Administração/Economia das Organizações (FEA/USP). É Livre Docente em Direito Agrário pela FDRP-USP.

FRANCISCO DE GODOY BUENO

Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Advogado em São Paulo. É sócio do Bueno, Mesquita e Advogados e Conselheiro da Sociedade Rural Brasileira.

GRACE LADEIRA GARBACCIO

Doutora e Mestre em Direito pela Université de Limoges, França. Graduada em Direito pela Universidade Federalde Minas Gerais (UFMG) e em Administração pela Fundação João Pinheiro.

HAROLDO MALHEIROS DUCLERC VERÇOSA

Doutor e Mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-Docência em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (USP).

HELDER REBOUÇAS

Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Consultor do Senado Federal, na área de Agricultura. Membro da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio do MAPA. Foi Diretor-geral do Senado.

IVAN WEDEKIN

Pós-Graduado em Desenvolvimento Agrícola pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Graduado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Ex-Secretário de Política no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

JEREMIAH O’CALLAGHAN

Presidente do Conselho de Administração da JBS. Graduado em Engenharia pela Universidade de Cork, na República de Irlanda. Com mais de 30 anos de experiência na indústria de carne, principalmente no segmento de comércio internacional de carne bovina, acumula vasto conhecimento da dinâmica global do setor.

JOÃO EDUARDO LOPES QUEIROZ

Mestre em Soluções Alternativas de Controvérsias Empresariais pela Escola Paulista de Direito. Especialista em Gestão de Agronegócios pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Reitor e Professor Titular do Centro de Ensino Superior de São Gotardo (CESG).

JOSÉ ALVES RIBEIRO JÚNIOR

Mestrado em Direito dos Negócios, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professor assistente do curso de LL.M. de Mercado Financeiro e de Capitais do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, professor de Direito dos programas de MBA da Saint Paul Escola de Negócios, professor de Direito das Startups na Escola Superior da Advocacia – ESA da OAB-SP.

JOSÉ RONALDO V. REZENDE

Mestre em Agroenergia pela FGV/Embrapa/ESALQ-USP. Graduação em Ciências Contábeis (UNA-BH). Pós-Graduado em Administração Financeira (Fundação Dom Cabral-BH). Responsável pela criação do Centro PwC de Serviços em Agribusiness.

LUCIANO BENETTI TIMM

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com parte dos créditos de doutoramento realizado na Universidade de São Paulo (USP). Ex-Secretário Nacional do Consumidor. Cursou Master of Laws (LL.M.) na Universidade de Marwick, Inglaterra e realizou pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade de Califórnia, Berkeley, USA.

LUÍS FELIPE SPINELLI

Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São paulo (USP). Mestre em Direito Privado e Especialista em Direito Empresarial, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor de Direito Empresarial da UFGRS. Pesquisador bolsista (Postdoc-Stipendium I) no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht.

MARCELO MARTINHO PEDRO

MBA em Administração pela Darden School of Business –  University of Virginia. Diretor Executivo da Plataforma de Café da Louis Dreyfus Company. Professor do MBA Executivo, nas disciplinas de economia, contabilidade e finanças.

MARCOS FAVA NEVES

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular do Departamento de Administração da FEA-RP/USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia e Marketing, com aplicações em Agronegócios e Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing Estratégico, Redes (Networks), Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing (PGEM) e Canais de Distribuição.

MARINA ALVES DE SOUZA

Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade de Lisboa, Portugal e Mestre em Estudos Europeus pelo Collège des Hautes Études Européennes Miguel Servet, Université Paris I – Panthéon/Sorbonne, França. Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

MARINA FUSCO PICCINI

MBA em Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fundadora da AgroSchool, atua no agronegócio desde 2003 e trabalhou em multinacionais, corretoras de mercado futuro e trading, nas áreas de Inteligência de Mercado, Planejamento Estratégico e Comercial, Gestão de Riscos e Comercialização.

MÁRIO SHINGAKI

Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Graduado em Administração de Empresas pela FEA/USP. Graduado em Direito pela Universidade Paulista. Professor em programas de pós-graduação e MBA na Saint Paul Escola de Negócios e professor convidado do Insper.

PEDRO LOYOLA

Diretor do Departamento de Gestão de Riscos, na Secretaria de Política Agrícola do MAPA. Economista e Mestre em Gestão de Cooperativas (PUCPR/2016). MBA em Gestão Empresarial (FGV/2001). Especialização em Marketing (FESP/1998). Foi presidente da Comissão Nacional dos Entes Privados do Seguro Rural e Presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA.

RAFAELA PARRA

Mestranda em Direito Negocial – Universidade Estadual de Londrina (UEL). MBA em Gestão Estratégica de Empresas (ISAE/FGV). MBA em Agronegócios (USP/ESALQ). Vice Coordenadora da Comissão de Direito Agrário e Agronegócio da OAB/Londrina. Representante da Sociedade Rural do Paraná perante a Sociedade Rural Brasileira no comitê de Sustentabilidade.

RENATO BURANELLO

Doutor e Mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor-Coordenador do Curso de Direito do Agronegócio do Insper. Professor do Instituto Educacional B3. Diretor da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG). Membro da Câmara de Crédito, Comercialização e Seguros do MAPA e do Conselho Superior de Agronegócio (COSAG) da FIESP.

RODRIGO OTÁVIO BARONI

Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor de Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Vice Presidente do Centro de Estudos Avançados de Processo (CEAPRO).

ROGÉRIO ALESSANDRE DE OLIVEIRA CASTRO

Doutor em Integração da América Latina pela USP. Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela UNIMARCOS. Pós-Graduado em Comércio Exterior pela FGV e em Economia pela UNICAMP. Professor da Universidade de São Paulo (USP), FD/Ribeirão Preto. Conselheiro do Centro Universitário Herminio Ometto (FHO/UNIARARAS-SP).

RUDY FERRAZ

Chefe da Assessoria Jurídica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Especialista em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Consultor Jurídico do Instituto Pensar Agropecuária/Frente Parlamentar da Agropecuária (IPA/FPA).

SAMANTA PINEDA

Especialista em Direito Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC -PR) e habilitada como Coordenadora de Gestão Ambiental pela Deutsche Gesellschaft für Qualität, DGQ da Alemanha. Consultora jurídica da Frente Parlamentar da Agropecuária. Professora convidada da FGV e do INSPER.

THIAGO MARINHO NUNES

Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Contencioso, Arbitragem e Modos Alternativos de Resolução de Conflitos – Université de Paris II. Pós-Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito Civil pela Université de Paris II.

TIAGO PEREZ

MBA empresarial na Fundação Dom Cabral. Graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. Especialização em Derivativos e Opções na Instituional Financial Faculty em Londres. Membro da Câmara de açúcar, etanol e café na BMF entre os anos de 2005 a 2009.

WILSON MICELI

Mestre em Ciências Contábeis. Graduado em Engenharia pelo Instituto de Engenharia Mauá. Trabalhou na BM&F, atuando na coordenação dos cursos sobre Derivativos e Mercados de Capitais. Foi Coordenador do MBA de Mercados Derivativos e Mercados de Capitais do Instituto Educacional da Bolsa. É professor da FGV, FIA, PECEGE – USP e ESPM. Autor do livro de Derivativos de Agronegócios, Gestão de Riscos de Mercado.

INVESTIMENTO

R$ 14.580,00 à vista

Parcelamento em até 12x (Total 15.390,00)

Parcelamento em até 18x (Total R$ 16.200,00)

Valor Individual por Módulo: R$ 2.500,00 *

Valores especiais para convênios e alunos do curso de Finanças Inteligentes do Agronegócio*

* Entre em contato conosco para maiores informações

Apoio

Contato

13 + 8 =