CURSO ONLINE – TURMA 3

Finanças Inteligentes no Agronegócio

Curso específico para quem quer e precisa aprender a origem do agronegócio, o conceito de cadeia agroindustrial, a relação entre Direito, Economia e Políticas Públicas.

Todo mundo precisa aprender a origem do agronegócio, o conceito de cadeia agroindustrial, a relação entre Direito, Economia e Políticas Públicas. Como funcionam as diferentes cadeias de valor, bem como sobre a feitura da gestão estratégica do setor. Sem esse conhecimento, fica difícil sair do lugar.

Nesse curso, Finanças Inteligentes no Agronegócio, você aprende como fazer escolhas inteligentes de acordo com o perfil do negócio e entende na prática como as operações acontecem.

O mercado agro dispõe de diferentes fontes de financiamento para fomento dos negócios. Entender como funciona e a que se propõe cada uma delas é o primeiro passo para compreender quais se adequam melhor ao perfil do tomador de crédito. Mas o conhecimento para quem atua na área vai muito além disso. É preciso entender como funcionam as operações estruturadas, utilizando títulos de crédito do agronegócio, tributação, governança, crédito, seguro rural, derivativos, títulos verdes e muito mais.

Carga Horária de 40 horas

Duração de 08 Semanas

14 Módulos de 3 Horas

2 Aulas Ao Vivo por Semana (Zoom)

Plataforma EAD (Hotmart) com Acesso e Senha Individuais

As Aulas ficarão Gravadas e Disponibilizadas na Plataforma

Aulas Disponíveis na Plataforma por 6 Meses

Ambiente de Interação entre Alunos e Professores

Certificação em Curso de Extensão pelo IBDA

Aulas às Segundas e Quartas das 19 às 22:15 (com 15 min de intervalo)

Matrículas Abertas para a Turma 3

Certificação

O Curso de Extensão em Finanças Inteligentes no Agronegócio atende às determinações da Resolução n. 1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior.

A certificação será expedida pelo IBDA – Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio.

Público-Alvo

Produtores rurais, estudantes e profissionais em geral da agroindústria como: fornecedores de insumos, distribuidores, cooperativas, sistema financeiro, trading companies, advogados, assessores e corpo geral de departamentos jurídicos, que atuem ou busquem conhecimento nas áreas de finanças, economia e direito.

Metodologia

A experiência do corpo docente trará aos alunos ambiente multidisciplinar e de aplicação prática. Além disso, será realizado o estudo teórico com base nas leis aplicáveis à prática, através da análise de casos e decisões judiciais.

Coordenação

Renato Buranello

Doutor e Mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É coordenador acadêmico do IBDA. É sócio do Vaz, Buranello, Shingaki & Oioli Advogados. Atua em Direito Contratual, Seguros e Direito do Mercado Financeiro e de Capitais. Professor do Insper e do Instituto Educacional B3. Diretor da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG). Membro da Câmara de Crédito, Comercialização e Seguros do Ministério da Agricultura (Mapa) e Membro do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp (COSAG).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8792816422955022

Marina Fusco Piccini

MBA em Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fundadora da AgroSchool, atua no agronegócio desde 2003 e trabalhou em multinacionais, corretoras de mercado futuro e trading, nas áreas de Inteligência de Mercado, Planejamento Estratégico e Comercial, Gestão de Riscos e Comercialização. Fundadora da AgroSchool com o intuito de compartilhar informações sobre o agro através de uma linguagem simples, fácil e bem objetiva.

Ementa

ENTENDA O MERCADO AGRO

Entenda a origem do agronegócio, o conceito de cadeia agroindustrial, a relação entre Direito e Economia, Políticas Públicas. Como funcionam as diferentes cadeias de valor, bem como sobre a feitura da gestão estratégica do setor.

Regime Jurídico dos Sistemas Agroindustriais

Economia das Organizações Teoria dos Custos de Transação. Relação entre Direito e Economia (Law & Economics). Análise Econômica dos Contratos. Regulação dos setores horizontalmente integrados. Mercado como forma de governar as transações econômicas. Sistema de Direito Privado e subsistemas jurídicos. Regime jurídico do Agronegócio.

Prof. Renato Buranello

Economia dos Sistemas Agroindustriais

Economia das Organizações Teoria dos Custos de Transação. Macrotendências. Produtos e cadeia de valor. Vantagens competitivas. Elasticidade da demanda e lei das paridades. Custos de oportunidade. Análise econômica dos contratos. Relação por Modelos de negócios dos setores horizontalmente integrados. Gestão estratégica no Agronegócio.

Prof. Marcos Fava Neves

QUAIS SÃO AS FONTES DE FINANCIAMENTO DO SETOR?

O setor dispõe de diferentes fontes de financiamento para fomento dos negócios. Entender como funciona e a que se propõe cada uma delas é o primeiro passo para compreender quais se adequam melhor ao perfil do tomador de crédito.

Crédito Rural e Plano Safra

Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR). Cédulas de Crédito Rural. Programas oficiais de financiamento e fomento Garantias e crédito rural. Exequibilidade e exceções mais comuns. Cédula de Crédito Bancário (CCB). Txa Selic, Copom e CDI. Nota de Crédito e Exportação (NCE). Cédula de Crédito de Exportação (CCE). Funcafé. Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC). Adiantamento de Cambiais Entregues (ACE). Financiamento de Importação (Finimp). Câmbio Pronto e diferença para PTAX.

Prof. Ivan Wedekin e Prof. José Carlos Vaz

Fundamentos do Mercado Financeiro e de Capitais

Estudo da estrutura do sistema financeiro nacional e seus órgãos reguladores. Conceituação de atividade privativa de instituição financeira e princípios que regem o Direito Bancário. Operações ativas e passivas de instituições financeiras. Dinâmica e funcionamento do mercado de valores mobiliários como alternativa ao mercado bancário. Princípios fundamentais.

Prof. José Alves Ribeiro Jr.

Sistema Privado de Financiamento, AgroFintechs e Novas Plataformas de Financiamento

Estudo dos títulos de financiamento privado do agronegócio (CPR, CDCA, LCA, CDA/WA e CRA). Regime legal da Lei 13.986/2020 (“MP do Agro”). Características gerais. Conceitos principais e fluxo operacional. Tipos de oferta. Regulação junto ao mercado de capitais. Garantias.

Prof. Renato Buranello, Prof. Marcelo Winter e Prof. Fernando Pimentel

COMO FAZER ESCOLHAS INTELIGENTES DE ACORDO COM O PERFIL DO NEGÓCIO?

Entendido como o setor está organizado e as diferentes formas de financiamento, precisamos mergulhar dentro do negócio para fazer as escolhas que melhor se adequem às necessidades e expectativas de crescimento de cada perfil.

Governança Corporativa no Agronegócio

Análise dos controles ao longo da cadeia de valor do agronegócio (insumos, produção agropecuária e agroindústria). Reconhecimento de processos de redução de perdas. Protocolo Contábil e discussões. Identificação de problemas atuais. Contabilização das operações e seus resultados.

Prof. Rodrigo Alvim Afonso

Avaliação de Riscos e Política de Crédito no Agronegócio

Metodologias para identificação, dimensionamento e gestão de riscos no Agronegócio. Identificação dos principais riscos por cadeia e produto, formas de classificar, priorizar e monitorar riscos. Como mitigá-los e como isso se comunica com as políticas financeiras, comerciais e operacionais  de cada cadeia.

Prof. Guilherme Pessini

Derivativos Agrícolas

Mercado a Termo e Mercado Futuro. Função da Bolsa. Participantes do Mercado. Basis. Spreads. O foco das tradings. Swap, futuro, termo e opções em US$. Futuro, termo e opções para commodities. Principais Bolsas de Commodities Agrícolas. Legislação.

Prof. Wilson Miceli

Seguro Rural

Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR). Cédulas de Crédito Rural. Programas oficiais de financiamento. Instrumentos financeiros comuns nos Mercados de Crédito. Fundamentos do Mercado de Câmbio. Programa AGIR (Agro Gestão Integrada de Risco). Programa de Seguro Rural (PSR). Programa de Garantia da Atividade Rural (Proagro). Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC).

Prof. Pedro Loyola

Políticas Comerciais e Modelos de Negócios

Precificação. Conceito de Pricing e seu pilares. Estratégia, posicionamento e resultado sustentável a longo prazo. Operações Comerciais e modelos de negócios no fornecimento de insumos. Relação comercial e financeira.

Profª. Marina Fusco Piccini e Prof. David Marco Telio

Tributação no Agronegócio

Conceitos Tributários, Princípios e Limitações Constitucionais ao Poder de Tributação. Análise dos principais tributos PIS/Cofins, ICMS, ISS, IOF, CSLL, IRPJ. Prática de Planejamento Tributário (Elisão x Evasão e Riscos). Planejamento Patrimonial e Sucessório: doação, holding e fundos de investimento.

Profª. Fabio Calcini

Recuperação de Crédito no Agronegócio

Fundamentos  do Novo CPC. Estudo da Recuperação de Crédito no Agronegócio com discussão da jurisprudência atual na relação dos contratos, títulos e garantias mais usuais no setor. Estudo do processo de Recuperação Judicial.

Profª. José Afonso Leirião Filho

ENTENDA NA PRÁTICA COMO AS OPERAÇÕES SÃO ESTRUTURADAS

Vamos estudar alguns casos de operações estruturadas utilizando títulos de crédito do agronegócio.

Estudos de Casos e Estruturação de Operações de Títulos do Agronegócio

Construção de operações envolvendo os títulos do agronegócio, bem como, aspectos práticos da formalização, escrituração, registro, custódia, depósito e de acompanhamento junto aos services e órgãos competentes.

Prof. David Marco Telio

Títulos Verdes

Prof. Renato Buranello, Profª. Marina Fusco Piccini e Prof. David Marco Telio

Corpo Docente

DAVID MARCO TELIO

Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela Dom Cabral. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu. Atuação nas áreas de Trading Finance e Gestão de Riscos de Crédito em Bancos Internacionais e na posição de Executivo nas empresas Case, Novartis, Syngenta, FMC, Nufarm. Diretor Executivo da CCAB.

FABIO PALLARETTI CALCINI

Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Direito Tributário e Internacional, Pós Doutorando em Direito Universidade de Coimbra, PT.

FERNANDO PIMENTEL

MBA Executivo pela F.D.C/Insead Associated School. Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras/MG, com especialização em Logística pelo IFIT, Liege, Mons e Louvan, Bélgica. Diretor Técnico da Sociedade Nacional da Agricultura e membro da Câmara de Crédito, Comercialização e Seguros do MAPA .

GUILHERME PESSINI

Possui MBA Internacional pela FIA e desenvolveu sua carreira profissional de mais de 22 anos em Instituições financeiras, sempre com responsabilidades diretamente ligadas ao financiamento dos diversos elos da cadeia do Agronegócio no Brasil e na América Latina. É Superintendente de Agronegócio no Itau BBA, responsável pelas áreas de Produtos, Vendas Especializadas, Consultoria e Inteligência de Vendas para o Agronegócio.

IVAN WEDEKIN

Pós-Graduado em Desenvolvimento Agrícola pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Graduado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Ex-Secretário de Política no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

JOSÉ AFONSO LEIRIÃO FILHO

Mestrado Profissional em Direito Empresarial pelo CEU Law School. Bacharelado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da banca de elaboração e revisão de questões de programas de certificação (CFP) do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros, associado à Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais – ANBIMA. Professor do curso de Direito do Agronegócio do Insper.

JOSÉ ALVES RIBEIRO JÚNIOR

Mestrado em Direito dos Negócios, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professor assistente do curso de LL.M. de Mercado Financeiro e de Capitais do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, professor de Direito dos programas de MBA da Saint Paul Escola de Negócios, professor de Direito das Startups na Escola Superior da Advocacia – ESA da OAB-SP.

JOSÉ CARLOS VAZ

Mestre em Direito Constitucional (IDP-DF) e Especialista em Direito Empresarial e Contratos (Uniceub-DF). Foi Secretário-Executivo e Secretário de Política Agrícola no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e Diretor de Agronegócios no Banco do Brasil. Elaborou a proposta do Patrimônio Rural em Afetação (Lei 13.986/2020).

LUIZ ANTONIO DIGIOVANI

Engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP e Especialista em Finanças pelo IBMEC e em Gestão Pública pela FUNDACE/USP. Foi gerente na área de crédito rural da Superintendência do Banco do Brasil no Paraná, Superintendente Técnico na FAEP e Superintendente de Operações de Seguros Rurais no grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre. Atua como consultor em gestão de riscos e seguros rurais.

MARCELO WINTER

Mestre em Direito Comercial pela PUC/SP. LLM em Direito dos Contratos pelo Ibmec/SP. Pós-graduado em Direito e Agronegócio pela FGV. É sócio do VBSO Advogados, possuindo vasta experiência em Direito Comercial e Direito do Agronegócio, tendo atuado em grandes escritórios e empresas do setor do agronegócio.

MARCOS FAVA NEVES

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular do Departamento de Administração da FEA-RP/USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia e Marketing, com aplicações em Agronegócios e Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing Estratégico, Redes (Networks), Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing (PGEM) e Canais de Distribuição.

MARINA FUSCO PICCINI

MBA em Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fundadora da AgroSchool, atua no agronegócio desde 2003 e trabalhou em multinacionais, corretoras de mercado futuro e trading, nas áreas de Inteligência de Mercado, Planejamento Estratégico e Comercial, Gestão de Riscos e Comercialização.

RENATO BURANELLO

Doutor e Mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor-Coordenador do Curso de Direito do Agronegócio do Insper. Professor do Instituto Educacional B3. Diretor da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG). Membro da Câmara de Crédito, Comercialização e Seguros do MAPA e do Conselho Superior de Agronegócio (COSAG) da FIESP.

RODRIGO ALVIM AFONSO

Especialista em Planejamento Estratégico, Canais de Distribuição de Insumos, Gestão Financeira de Empresas e Produtores Rurais e Análise de Investimentos. Mestre em Administração de Empresas pela FEARP/USP. Pós-graduado em Gestão Finaneira, Controladoria e Auditoria pela FGV-SP. Administrador de Empresas pela Faculdade COC.

WILSON MICELI

Mestre em Ciências Contábeis. Graduado em Engenharia pelo Instituto de Engenharia Mauá. Trabalhou na BM&F, atuando na coordenação dos cursos sobre Derivativos e Mercados de Capitais. Foi Coordenador do MBA de Mercados Derivativos e Mercados de Capitais do Instituto Educacional da Bolsa. É professor da FGV, FIA, PECEGE – USP e ESPM. Autor do livro de Derivativos de Agronegócios, Gestão de Riscos de Mercado.

INVESTIMENTO

R$ 2.800,00 à vista

Parcelado em até 12x*

Pagamento através de Cartão de Crédito ou Boleto Bancário

* Acrescido de taxa de juros cobrada pela plataforma

Contato

15 + 3 =