CURSO ONLINE – VERSÃO 2.0

Barter na Prática

Se você quer entender o que é Barter, como ele funciona, para que ele serve, riscos e oportunidades, tenho certeza de que este curso lhe será muito útil!

Esta é uma nova versão do curso online Barter na Prática da AgroSchool. Ao longo das últimas edições o agronegócio passou por uma série de evoluções, principalmente com mudanças na lei, como a 13.986/20 (“MP do Agro”), e por isso decidimos lançar esta versão com muitas novidades e conteúdo super atualizado!

O Barter em si continua da mesma forma, sendo uma ferramenta de gestão de riscos para produtores rurais e empresas do setor. Neste curso prático e de curta duração eu  mostro à vocês os detalhes dos bastidores desta operação, porque o Barter e sua relação de troca continua sendo amplamente utilizado no Brasil e exportado para outros países.

Carga Horária de 10 horas

Duração de 03 Semanas

4 horas de Aulas Gravadas divididas em Módulos

6 horas de Aulas Ao Vivo de 1:30 min Cada

Plataforma EAD (Hotmart) com Acesso e Senha Individuais

As Aulas ficarão Gravadas e Disponibilizadas na Plataforma

Aulas Disponíveis na Plataforma por 6 Meses

Ambiente de Interação entre Alunos e Professores

Certificação em Curso Livre pela AgroSchool

Aulas às Segundas e Quartas das 19 às 20:30

Matrículas Encerradas

Cadastre seu email para ser informado quando abrirmos uma nova turma!

Certificação

O curso livre de Barter na Prática atende às determinações do Decreto Presidencial nº 5.154, de 23 de Julho de 2004.

A certificação será expedida pela AgroSchool.

Público-Alvo

Produtores rurais, estudantes e profissionais em geral da agroindústria como: fornecedores de insumos, distribuidores, cooperativas, sistema financeiro, trading companies, que atuem ou busquem conhecimento sobre as operações de Barter.

Metodologia

Será realizado o estudo teórico dos conceitos que envolvem as operações de Barter, bem como a análise de casos.

Coordenação

Marina Fusco Piccini

MBA em Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua no agronegócio desde 2003 e trabalhou em multinacionais, corretoras de mercado futuro e trading, nas áreas de Inteligência de Mercado, Planejamento Estratégico e Comercial, Gestão de Riscos e Comercialização. Fundadora da AgroSchool com o intuito de compartilhar informações sobre o agro através de uma linguagem simples, fácil e bem objetiva.

Ementa

O QUE É BARTER?

Para entender o que é Barter, primeiro precisamos compreender em qual circunstância esta operação foi desenvolvida aqui no Brasil:

– Conceito de Barter;

– Barter como Serviço;

– Origem do Agronegócio;

– Conceito de Cadeia Agroindustrial;

– Evolução do Financiamento ao Setor;

– Gestão de Riscos.

POR QUE FAZER BARTER?

Por que as empresas optam em fazer Barter e oferecem esta ferramenta para seus clientes?

– Análise de Mercado;

– Mudanças no cenário global de consumo;

Business Plan, Budget e Forecast: o que tudo isso tem a ver com Barter?

– Como o Barter conversa com o Propósito da empresa?

COMO FAZER BARTER?

Uma vez compreendido o que é, agora iremos mergulhar na forma como é feita a operação. Vamos conhecer em detalhes quais são as modalidades mais praticadas no mercado, suas vantagens e desvantagens:

– Fundamentos de Mercado;

– Precificação das Commodities;

– Derivativos (Contratos Futuros e Opções);

– Modalidades de Operações de Barter.

COMO O BARTER FUNCIONA NA PRÁTICA

Vamos conhecer os aspectos práticos tanto para as empresas que ofertam a operação, quanto para os produtores rurais entenderem os pacotes de troca que lhes são ofertados:

– Meta de Barter;

– Pessoas (público-alvo e equipe interna);

– Pacote Tecnológico e Relação de Troca;

– Documentações (considerando alterações da lei 13.986/20 – “MP do Agro”);

– Riscos e Oportunidades para empresas e clientes;

– Qual o Futuro do Barter?

Corpo Docente

JÔNATAS COURI

Formado em administração pela Universidade de Londres com especialização em Finanças, trabalha com gestão de risco, investimentos e concessão de crédito no agronegócio desde 2003, com passagem por Bancos (BB, Banco WestLB), empresas de comercialização de Grãos (Cargill, Cofco) e Agroquímicas (Syngenta). Desde 2018 se dedica a gerir fundos de crédito proprietário na LEAF Capital, com foco na cadeia de distribuição de insumos agrícolas.

MARINA FUSCO PICCINI

MBA em Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fundadora da AgroSchool, atua no agronegócio desde 2003 e trabalhou em multinacionais, corretoras de mercado futuro e trading, nas áreas de Inteligência de Mercado, Planejamento Estratégico e Comercial, Gestão de Riscos e Comercialização.

RAFAEL MOLINARI RODRIGUES

Advogado. Mestre em Direito Comercial pela PUC/SP. Especialista em Direito Empresarial pela FGV Direito/SP. Bacharel em Direito pela PUC/SP. É gerente jurídico sênior de empresa multinacional do Agronegócio. Integrante da Comissão de Agronegócios e Relações Agrárias da OAB/SP. É coordenador de livro, autor de artigos, palestrante e professor universitário.

Veja o que disseram os alunos sobre a versão anterior do curso:

Curso que além de entregar o que propõe, supera as expectativas na medida em que aborda com profundidade temas periféricos que fazem toda a diferença no entendimento, aplicabilidade e gerenciamento das operações de barter.

Murilo Bonfim Marques – Estudante

Neste curso, Marina traz extrema clareza a conceitos críticos sobre como o barter – um dos motores do nosso agronegócio – funciona. Quem opera nesse mercado sabe que grande parte do conhecimento envolvido é tácito e transmitido oralmente, havendo falta de literatura sobre os aspectos práticos dessa operação.

Marina filtra, organiza e sistematiza todas essas informações difusas – adquiridas ao longo de sua vasta experiência no agro -, afastando mitos e oferecendo clareza em sua abordagem a esse processo tão popular, mas muitas vezes opaco. Pela oportunidade de beber da água limpa do conhecimento e esforço de tantos anos, gratidão .

Bernando Moscardini – Diretor de Produto da TerraMagna

Trabalho no mercado financeiro e o curso me trouxe a oportunidade de enxergar o que ainda preciso aprender para desempenhar melhor meu trabalho e buscar melhores soluções às demandas das empresas do agro. A Marina é muito didática, clara e objetiva nos ensinamentos, além de muito preocupada em mostrar os detalhes. É também super disponível e notadamente apaixonada pelo que faz.

Elizangela – Assessora

Adorei o curso, muito bem produzido e consegue esclarecer de foma simples a operações. Recomendaria com total satisfação!

Benardo Dantas – Eng. Agrônomo

Ótimo jeito de aprender com um material didático, objetivo e com exemplos reais do cotidiano. Muito esclarecedor e instrutivo, finalizando o curso com um ótimo norte a ser buscado para desenvolver tudo que foi ensinado.

Bruno Antunes Santos – Gerente de Crédito Rural

Acredito que o curso promove um ótimo entendimento as pessoas que o fazem, seja aos que já possuem contato com as operações de barter ou aqueles que estão vendo pela primeira vez.

Vinicius Oliveira – Desenvolvedor de Novos Negócios Orbia

Apesar da complexidade das operações e do volume de conteúdo a abordagem ocorre de forma simples.

Marcelo Caramez – Caramez Engenharia

A Marina, além de seu incontroverso e perceptível conhecimento, é provida de uma didática primorosa, de forma que consegue amenizar a complexidade do tema.

Mariana Stella – Advogada

Parabéns, Marina. Trabalho incrível. Além do seu conhecimento, a paciência e atenção são características que tornam o seu ensino ainda melhor.

Marcos Araújo

INVESTIMENTO

R$ 980,00 à vista

Parcelado em até 12 x R$ 95,48*

Pagamento através de Cartão de Crédito, Boleto Bancário, Débito Bancário, PayPal, entre outras.

* Acrescido de taxa de juros cobrada pela plataforma

Contato

6 + 10 =